Seguindo o dinheiro: offshore de Dimas Toledo, apontado como operador de Aécio, tem entre os sócios instituição financeira com base no Rio
Ocaminho do dinheiro.
É o que pode estar desenhado através da relação dos sócios de Dimas Toledo na offshore Opala Work Invest aberta no Panamá e revelada há dois dias pela Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo. Os demais registros da junta comercial panamenha obtidos pela reportagem mostram como parceiro na empreitada uma instituição financeira suíça com braço brasileiro: A Optimus Family and Wealth Management AG, que aparece na condição de “tesoureira” da sociedade com Dimas Toledo, o presidente. Os outros sócios da offshore são a mulher do próprio Dimas, Maria Isabel Martins Toledo e a Gestion Holdings LTD, com endereço nas Ilhas Virgens Britânicas.
No site trilíngue da Optimus Family and Wealth Management AG (alemão, inglês e português), constam dois sócios: Diego Piccoli e Rolf Mazenauer. O primeiro, de acordo com o site, “atua como CEO em Zurique, onde é responsável pela gestão de carteiras”. Já Rolf Mazenauer, de acordo com o site da própria empresa, “opera no Rio de Janeiro na captação e no suporte de clientes”. A descoberta do sócio suíço-brasileiro de Dimas, apontado como operador de Aécio Neves em Furnas, pode ter imensa relevância no conhecimento do modus operandi de brasileiros para levar capital e empresas para fora do país, como no caso do ex-dirigente da estatal, citado por ganhos ilícitos. Na resposta para a reportagem, (ver abaixo), a Optimus Family afirma não ter sido aberta conta relativa a Opala Work Invest.
A Optimus Family promete entre seus serviços a “gestão de ativos dos clientes, a consultoria de investimentos e serviços de family office”. E promete tratar “as informações de todos os clientes com grande discrição e sigilo absoluto em relação a terceiros”. Além de trabalhar “em cooperação com bancos privados suíços renomados e selecionados, na Suíça e no exterior”.
Cidadão suíço, Rolf Mazenauer tem longa experiência nessa conexão entre clientes brasileiros e bancos daquele país. Em 27 de junho de 1995, já aparece nos registros do Banco Central brasileiro sendo credenciado como “representante adjunto no Brasil da União dos Bancos Suíços”. Em 30 de dezembro de 2004, tem sua permanência definitiva no Brasil deferida pelo Conselho Nacional de Imigração, da Polícia Federal. A reportagem encontrou três empresas em nome de Rolf Mazenauer no Brasil. Duas consultorias e uma de comercialização de software.
Diante do registro de sociedade entre a Optimus Family and Wealth Management AG e a offshore de Dimas Toledo, a reportagem procurou a instituição suíça, através do representante residente no Brasil e também do de Zurique, para saber se tinham conhecimento de que, na data de abertura da Opala Work Invest no Panamá, Dimas Toledo, apontado como operador de Aécio Neves, já estava amplamente citado na Lava Jato, além de outras referências anteriores, como depoimento na sede da Polícia Federal em 2005, quando respondeu já ao questionamento de operar para Aécio Neves.
A reportagem quis saber ainda se, pela natureza do negócio de “gestão de ativos de clientes”, e por ter sociedade em offshore no Panamá com brasileiro, se esse era um padrão da empresa, se existia sociedade com outros clientes brasileiros.
Embora as perguntas enviadas tenham sido muito específicas e claras no questionamento sobre os sócios da instituição suíça saberem ou não estar entrando em parceria com um brasileiro envolvido em escândalo de corrupção, aquela altura conhecido mundialmente e também sobre terem ou não parceria com outros clientes brasileiros em offshores em paraísos fiscais, as respostas foram genéricas e tais questões não foram respondidas.
A offshore Opala Work Invest foi aberta em 29 de janeiro de 2015 (Lava Jato já em curso) e encerrada em 30 de novembro de 2016 (cinco meses depois da eclosão dos Panama Papers). O endereço constante nos registros panamenhos é o mesmo da Opitmus Family em Zurique.
Ter uma offshore não é ilegal pela legislação brasileira, desde que declarada à Receita Federal, assim como seus bens e valores tributados. E, claro, desde que o dinheiro não tenha origem ilícita e criminosa. A Receita não responde a confirmações sobre uma empresa estar ou não declarada. A reportagem tentou contato com Dimas Toledo para saber se a empresa está declarada mas não obteve resposta.
Abaixo, publicamos as perguntas e em seguida as respostas enviadas por um advogado suíço da empresa:
Outro lado:
QUESTÕES ENVIADAS:
1- A empresa Opala Work Invest, aberta em 29 de janeiro de 2015 com registro no Panamá, tem entre os sócios o Sr Dimas Toledo e a Optimus Family and Wealth Management AG, da qual o senhor é sócio. Gostaria de saber se a Opala Work Invest está registrada na Receita Federal do Brasil?
2- No momento da abertura, o senhor Dimas Toledo já estava citado na “Operação Lava Jato” como envolvido em desvio de dinheiro. Gostaria de saber se o senhor não teve conhecimento de tal fato ao abrir a empresa no Panamá.
3- Sua empresa, a Optimus Family and Wealth Management AG, opera com instituições financeiras suíças. Gostaria de saber se a operação da Opala Work Invest também se dá em bancos suíços.
4- Sendo a natureza da Optimus Family and Wealth Management AG a gestão de ativos de clientes, a Opala Work não deve ser a única sociedade offshore no Panamá. Gostaria de saber:
– Se tal prática foi frequente com outros clientes brasileiros.
– Caso tenha sido, se analisava a origem do capital dos sócios.
RESPOSTAS DA Optimus Family
Senhor Castro,
Isso é para notifica-lo que eu tenho mandato, como advogado suíço, para atuar no interesse da Optimus e da Wealth Management AG
De acordo com o interesse demonstrado na sua mensagem, eu gostaria de chamar a sua atenção para o fato que a Opala era um projeto avançado que não é de nenhuma maneira de interesse público. Mesmo assim, deixe-me esclarecer alguns pontos:
1) Opala era uma ideia de negócio que devia começar de forma transparente. Por isso ambas as partes, Mr e Mrs Toledo (Dimas Toledo e sua mulher) decidiram aparecer oficialmente no board de diretores (você deve saber que não há problema em ter Diretores Nomeados do Panamá apontados no caso de um empreendedor não querer que seu nome apareça no Registro Público).
2) a Jurisdição do Panamá oferece oportunidades particulares para projetos em estado inicial:
a) é uma jurisdição de Lei Civil com pouca necessidade de adaptação caso deva ser continuado mais tarde em outra jurisdição ou não.
B) o Panamá oferece as melhores condições de laboratório para novos negócios:
I. Ambiente regulatório competitivo
Ii. Baixo custo ( não pagamento em capital e impostos baixos
Iii. Bem desenvolvida cultura legal; você pode demandar taxas baixas e discutir todas as questões de ocasião antes de ter um problema legal.
3) devido as conclusões retiradas do projeto antecipado, a Opala foi encerrada antes de se tornar operacional. Absolutamente nenhuma conta foi aberta no período de teste.
Espero que com estas explicações não tenha ficado nenhuma outra dúvida.