Apresentação
Passei a vida inteira procurando Martin Baron. Sem jamais chegar perto. Sonhei muitas vezes com aquela cena: um editor de jornal como aquele do Boston Globe, imortalizado em “Spotlight”, dizendo que a reportagem deveria demorar mais, se aprofundar, investigar quanto tempo fosse necessário, ir além. Mais do que isso, deixando suas lições ainda mais longe: que era preciso ir até o coração do sistema, fustigar o último andar do poder.
É exatamente essa busca inglória, esse fracasso tão Darcy Ribeiro (“meus fracassos são minhas vitórias. Detestaria estar no lugar de quem me venceu”) que me faz chegar até aqui, desembocar nessa trincheira virtual que tem a pretensão imensa e abusada de que eu seja o Martin Baron de mim mesmo.
“Meus fracassos são minhas vitórias. Detestaria estar no lugar de quem me venceu”, Darcy Ribeiro
A referência e inspiração no nome desta “Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo” é tão óbvia que dispensa maiores explicações. E que mais obviamente ainda não tem nada a ver com fazer uma cobertura light do esporte. E sim ao “Spotlight” que tenta iluminar tudo aquilo que alguém quer esconder, função preponderante do jornalismo, e ao qual somei um “R”. Também óbvio trocadilho e jogo de palavra que indica a área primordial de atuação por onde nossa lanterna há de percorrer: o esporte brasileiro, com seus milhões de verba pública envolvidos sem mecanismos de controle, ou ainda os milhões privados mas de interesse público, blindados na promiscuidade que juntou igreja e estado em nosso jornalismo e fez com que eventos e jornalismo se tornassem uma coisa só. E aqui o dedo não aponta para um lado só. Sabe que essa é a realidade em todas as pontas. Ou plataformas, como queiram.
Precisaria de outras tantas vidas para dar conta de um por cento do que está embaixo do tapete das entidades de nosso esporte e a maior parte de seus capis. Mas de qualquer jeito serão tempos de uma imensa alegria. “Infinito enquanto dure”, com todas as impossibilidades encerradas nesse bloco do eu sozinho virtual que se abre, mas com todas as possibilidades de nadar contra essas correntes de águas quase paradas e insalubres que vão cada dia mais afogando nosso jornalismo. Com as óbvias e gloriosas exceções de sempre.
Pois estamos falando de um jornalismo cada dia mais de cócoras. E é essa imagem que mais me serve se alguém pedisse para enquadrar nossa profissão nessas terras nos dias de hoje: um jornalismo de cócoras.
Pode parecer exagero. Mas sempre ressalvando e exaltando as tais exceções de sempre, vamos lá: como se explica que o jornalismo do país que inventou e sistematizou a corrupção no esporte lá atrás, desde Havelange, e depois levou tais práticas a níveis jamais sonhados, (basta ver quem são os maiores protagonistas do escândalo da FIFA. Basta ver nossas confederações, basta ver as contas que não fecham dos grandes eventos, basta ver tanta coisa…), pois muito bem, como que nesse país não existe uma única equipe de investigação exclusiva em alguma redação para se ocupar disso?
É preciso ir além. E voltarei nos próximos dias aqui ao tema. Mas por hora deixo de aperitivo a reflexão nada nova: o que explica um país que atravessa a maior operação de investigação de corrupção da história, uma das maiores do mundo em todos os tempos, repito, o que explica que até aqui não termos durante todo esse tempo uma reportagem sequer fruto de apuração, investigação, e sim somente de vazamentos, o que obviamente deixa o jornalismo refém da seletividade. O que ele obviamente adora, diga-se de passagem.
Falávamos das honrosas exceções, e lembro-me de um dos grandes, Rubens Valente, repórter de primeiríssimo time, autor da primorosa investigação do livro “Operação Banqueiro”. No congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Rubens Valente foi claro: “As grandes redações do Brasil não incorporaram o modelo americano, com equipe e orçamento exclusivo para reportagens de fôlego que demandam meses de apuração. O jornalismo brasileiro tem vivido do voluntarismo. Não é possível conseguir uma grande história da Lava Jato assim”, como está em reportagem da Folha de São Paulo sobre o encontro. No mesmo dia, na sala ao lado, sem a mesma sofisticação de Rubens, eu dizia o mesmo com palavras um pouco mais rudes. Falava sobre o que era no fundo a vergonha de estar falando em um congresso de jornalismo investigativo em um país onde não existe jornalismo investigativo, salvo pelas exceções faladas e repetidas de franco-atiradores, por iniciativa e ímpeto desses.
“As grandes redações do Brasil não incorporaram o modelo americano, com equipe e orçamento exclusivo para reportagens de fôlego que demandam meses de apuração. O jornalismo brasileiro tem vivido do voluntarismo. Não é possível conseguir uma grande história da Lava Jato assim”, Rubens Valente
Que ninguém venha me falar em crise, custos. Como dito, voltarei ao tema e estou certo de que posso mostrar que tal aleijão do jornalismo pátrio é essa imensa falta de vontade de correr na bola mesmo. Essa preguiça de ir ao coração do sistema, de pagar pra ver, esse compromisso com o cinismo, essa opção permanente pelo poder e suas benesses.
Por isso tudo, essa Agência Sportlight, ainda que tenha como foco primordial a cobertura das mazelas do nosso esporte, não se limitará a isso.
Por isso tudo, essa Agência Sportlight, ainda que tenha como foco primordial a cobertura das mazelas do nosso esporte, não se limitará a isso. Talvez com menos frequência, mas feliz demais pela falta de limites, vamos “passear por geral” como se diz na minha mui amada São Sebastião do Rio de Janeiro. Mazelas, sujeira debaixo do tapete em qualquer área, grandes personagens, grandes histórias. Não há limites que o “R” acochambrado ali no meio do Sportlight talvez possa sugerir. O que existirá em cada palavra, cada vírgula, é essa imensa paixão. Pelo ofício, pela vida. E a vontade de deixar um modesto testemunho de um tempo, que no fim, certamente será muito próximo ao de Ernesto Cardenal, poeta e revolucionário: “E se hei de prestar um testemunho sobre a minha época será este: ela foi bárbara e primitiva. Porém poética”.
Há uma última mensagem nessa garrafa ao mar inicial. Nem só de reportagens, embora modalidade principal, pode se dar ao luxo um site que pretende alguma constância nas publicações. Afinal, reportagem de fôlego que se preze demanda algum tempo. Então estaremos por aqui também em resenhas. Falando de coisas mais amenas do esporte, análises, falando da vida, da minha aldeia, do mundo, do jogo de ontem, talvez até das duas linhas de quatro, do que for, do que vier, pro que der e vier… Sempre reparei que nunca fica muito claro o que é reportagem e o que é opinião. Assim, esse Sportlight terá claramente demarcado um espaço indicando “Reportagens” e outro para “Opiniões”. Com a mesma vontade de receber visita para leitura e a mesma carência de atenção e multiplicação, retuitadas e refacebokkadas, ferramentas que serão usadas apenas para republicação do conteúdo deste site.
E para não ir muito longe nesse papo inicial, se querem mesmo saber, estou certo de que esta “Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo” tem tudo para dar errado. Para ser mais um fracasso. Mas fracasso digno de Darcy, como já citado. Com todos os limites éticos de possibilidades de financiamento e financiadores que uma empreitada jornalística possui, o fracasso é logo ali. Mas se tem tudo para dar errado, com muito orgulho, deixo uma confissão: entre tantos, terá sido o erro mais fascinante de minha vida quando chegar a hora de bater de frente com o muro das impossibilidades.
E então, com a cabeça erguida e orgulhoso por mais um fracasso, por ter vivido com total intensidade e amor este pedacinho de vida que aqui se inicia, vai restar a alegria desta “terrível coragem diante do grande medo, e esse medo infantil de ter pequenas coragens”, como no “Haver” do já citado poetinha. E vai ser hora do mergulho, daquele pôr do sol, do afago de quem a gente ama, do acorde de um sete cordas na roda de samba, daquele grito incontido à esquerda das tribunas do velho Maracanã…
Mas ainda falta um pouco para tudo isso, para mais esse inexorável fracasso. Para atrasar um pouco mais a chegada dele, adelante, compartilhe, espalhe a boa nova, avisa aí que a intenção é dar dor de cabeça aos de sempre. E como falei em pretensão lá em cima, sobre isso tudo aqui ser tão simples quanto pretensioso, esse modesto reportero deixa a última das já tantas citações, essa aqui de Belchior. A maior pretensão que um contador de histórias pode ter: “Quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês”. Que assim seja.
Nos vemos muito por aqui.
Muito obrigado,
Lúcio de Castro
Parabens Lucio!!! A verdade sempre tem que vir a tona. O esporte brasileiro precisa ser.passado a limpo.
Parabéns pela iniciativa, amigo. Abraços
Grande Lucio
Parabéns pela iniciativa e Boa Sorte!
Abraços
MV
Ansioso pelo que vcs vão nos proporcionar.
Que seja eterno enquanto dure, Lúcio. Mas que tenha vida muito longa e dê frutos. Quem gosta de bom jornalismo agradece, comovido.
Parabéns, Lúcio. Não é só o jornalismo. É o Brasil que agradece.
Muito bom saber que você continua, Lucio. Muito importante o seu trabalho. Diria primordial…..
Caramba que felicidade em ver vc na ativa,sempre te acompanhei na Espn,e ficava me perguntando por onde vc estava. Sempre imaginava vc contando o escândalo do fechamento do Engenhão,quem sabe agora,já deve ter muita gente com medo por aí,boa sorte com certeza serei leitor assíduo.
Saudade dos seus textos. Nunca me esqueci de um que você fez na época de ESPN sobre a sugestão de derrubada do velho e saudoso Maraca pelo Sr Havelânge e o fato de não faltarem estúpidos (ontem e hj) capazes de se venderem por tão pouco. Boa sorte na nova empreitada!
Grande, Lúcio! Parabéns pela coragem, iniciativa… Por fazer Jornalismo. Em março, escrevi um texto sobre isso no blog https://comunicacaoeesporte.com/2016/03/02/sportlight-uma-reflexao-sobre-o-jornalismo-esportivo-atual/
Passarei seu site e suas reportagens aos meus alunos. Sucesso! Forte abraço!
Chico Brinati
Lucio, você não tem ideia de quanta gente esperava por um jornalismo assim na internet. Justo aqui que é o antro da superficialidade. Aguardamos ansiosamente por suas reportagens. Num país como o nosso, precisamos mais do que nunca de jornalistas como você. Abraços!
Parabéns, grande Lúcio de Castro.
Ainda sinto sua falta nos meio dias da ESPN, todos os dias.
Seja novamente bem-vindo, mestre. Que a Sportlight jogue luz nas trevas do esporte brasileiro! Saudações
Grande Lúcio, cito aqui uma grande pessoa e um contador de histórias nato, Alexandre Magno Abrão, o grande Chorão, que dizia em uns de seus versos, Fina Arte “a vida vivida de um modo simples é bem melhor pra mim, a aparente possibilidade de mudar as coisas” e parabéns por mexer com os tubarões, fracasso certo, mas digno de ser vivido, do seu tamanho.
Grande Lúcio! O jornalismo brasileiro ganha novo oxigênio com a chegada da sua Sportlight, mas, sobretudo, com o seu retorno à frente de batalha da notícia, da informação bem apurada, da reportagem feita com substantivo e também com sentimento, com o seu olhar solidário com os desprotegidos e impiedoso, como tem de ser, com os zangões, os desonestos, os usurpadores. Seu fã desde sempre, você sabe disso. Tenho mais um site obrigatório pra visitar todos os dias. Parabéns, grande abraço!
Lucio fico no aguardo de suas reportagens. Já divulguei o site e farei o mesmo com as reportagens. Boa sorte!
Oi, Lúcio. Não leio sobre esporte há um tempão. Obrigado por esse incentivo e por dar seu toque de realidade e talento a esse mundo tão perigosamente fantasioso.
VAMOS!
Contem conosco! Entrem em contato com o PPGTLCOM, da ECO UFRJ! Muita figurinha e parceria para trocar!
Que beleza! Textos bem escritos e apurados que vão fazer o jornalismo brasileiro respirar como há muito não acontecia!
Muita resenha boa para comentar esses textos! E, se tudo der certo, muito filho da puta na cadeia!
Grande Lúcio de Castro, parabéns pela iniciativa, e boa sorte.
A home da agendia sportlight tah fora do ar, dá uma olhada aih…boa iniciativa….vou espalhar!
Lúcio, temos enorme respeito pela determinação com a qual você desenvolve o seu trabalho. Sabemos que ele interpreta o esporte por uma visada ético-política cujo efeito é o de proteger o povo brasileiro. Vida longa!
MESTRE LÚCIO DE CASTRO ESTÁ DE VOLTA!!!!
Vamos torcer para que sua previsão de fracasso não aconteça.
Parabéns.
Parabéns e boa sorte Lúcio.
Boa sorte e parabéns, Lúcio e equipe. Vamo que vamo
Saudade da acidez desse nobre jornalista….vida longa a SportLight!!!!
SPORTLIGH, LÚCIO DE CASTRO SEJAM BEM VINDOS CARAS PÁLIDAS E CORTEM MESMO NOSSAS CARNES INFECTAS E RASAS. QUEREMOS A VERDADE E A VERDADE NOS LIBERTA.
“EU QUE JÁ NÃO QUERO MAIS SER UM VENCEDOR LEVO A VIDA DEVAGAR PRA NÃO FALTAR O AMOR”
TMJ SEMPRE E DAQUI PRA FRENTE, “SIMBORA” !!!
Ótimo ter acesso ao seu trabalho, suas reportagens e suas opiniões, no sonho de um mundo melhor. Que tenha muito sucesso, balance toda a estrutura do esporte e do jornalismo esportivo, levantando a poeira debaixo dos tapetes. Se vier o fracasso…viva Darci Ribeiro !!!
Temos que agradecer muito a você ! Obrigado !!!
grande Danone muitos que sempre foram sabedores e revoltados com a grave situacao do esporte no Brasil estarao sempre torcendo muito. Boa sorte
Ainda há tempo
Parabéns pela iniciativa! Quem ama o esporte tem que ajudar. Pra começar, vc poderia ir fundo e descobrir os motivos que fazem o STJD acobertar o diretor de transferência da CNF no caso Vitor Ramos. Independente do jogo feio do Internacional, é muito claro que se trata de uma transferência irregular. Esse caso está sendo encobertado desde do inicio do ano e acho que é medo de causar um efeito cascata e deixar às claras os outros sem números de casos parecidos
“Amar e mudar as coisas me interessa mais”.
Desde os tempos de espn te acompanho e vejo que sua jornada investigativa vai muito além do jornalismo imediatista e raso que reina por aí. Parabéns pela iniciativa, sorte na empreitada e força e paciência pra aguentar a quem isso incomode.
Grande Lucio
2016 o ano que insiste em nao terminar…Até que enfim uma boa notícia!
Seja muito vem vindo de volta grande Lucio de Castro.
Boa Sorte Lúcio! Torço que dê muito certo, abs.
Boa sorte, Lucio!!! Precisamos mesmo de quem nade contra a corrente. Que inspire mais alguns incomodados! o resto, deixa no cabresto.
Cara vc sempre na luta , como vc mesmo diz é difícil, e quase sempre você e outros estão sempre sendo vencido , mas se AVEXE Não , como diz o poeta e Cantor Flavio José : Amanhã pode acontecer tudo ou quase nada !!
Sugiro um tema de abertura Lucio.
A competição Copa do Brasil como corrupta há decadas. German Von Hartenstein tambem pagou propina a Del Nero para a ESPN transmitir a Copa do Brasil em 2016, assim como Marcelo Campos Pinto sempre pagou pela Globo para Teixeira, Marin e Del Nero ?
Parabéns grande Lúcio, pela coragem em tocar em temas “intocáveis” por estas bandas…. O nosso “tapete” é enorme pois tem muita coisa debaixo dele e não vai ser fácil levantá-lo. Abrir a “caixa preta” do esporte é tarefa hercúlea. Ainda mais em um país de um jornalismo tão submisso aos “grandes interesses”. Em um país onde se acredita que chefões do trafico mora em favelas (enquanto no resto do mundo moram em mansões e fazendas em áreas nobres. Em um país onde criam impostos todos os dias para cobrir os rombos da corrupção, do roubo, da incompetência, mas ninguém da imprensa tem coragem de tocar no assunto Imposto Sobre Grandes Fortunas, o IGF, criado na constituição de 1988 e que aguarda há 28 anos a sua regulamentação para ser cobrado e nem sequer é aventado. Não será fácil a sua jornada, mas pode ter certeza que de bem que quer um esporte e um país melhor engrossara suas fileiras…. Vamos à luta!!!!!!!
Boa sorte Lúcio de Castro, não perca a força.
Boa Lúcio! Torcendo muito pelo sucesso desse novo desafio, mesmo se for pra dar errado.
PQP ISSO SIM É JORNALISMO, ISSO É O QUE FAZ A GENTE IR PARA A FACULDADE E APRENDER À ARTE DE SER JORNALISTA.
Tenho uma sugestão para tema de abertura.
A competição Copa do Brasil é corrupta há decadas. German Von Hartenstein também pagou propina a Del Nero
para que a ESPN Brasil transmitisse a Copa do Brasil 2016, assim como Marcelo Campos Pinto sempre pagou pela Globo a Teixeira, Marin e Del Nero ?
Que maravilha saber que um JORNALISTA de verdade esta conosco de novo. Considero meu novo reduto de conhecimento e discussões. A nova trincheira da busca pela verdade. Vou divulgar o máximo que puder e já desejando “que seja infinito e que dure” rsrs. Boa Lucio!!
Simplesmente sensacional! Parabéns grande Lucio!
Excelente. Vi o seu documentário sobre os anos de chumbo no futebol. Sempre briguei para que a imprensa tivesse repórteres como você. Sucesso. O Seu “fracasso”, será o meu “fracasso”. Estaremos juntos. Parabéns !!!!
Não exste fracasso ou derrota para os que lutam pela verdade, quando muito, contratempos. Que você tenha muito prazer nessa nova empreitada (sem prazer nada vale a pena). Tendo em vista as suas convicções, o seu compromisso com a busca da verdade, a sua capacidade intelectual e, principalmente, a sua retidão , com certeza, para nós, será uma grande fonte de informação esse novo “espaço”. Felicidades!!!
Ótima notícia. Verdadeiro jornalismo.
“…daquele grito incontido à esquerda das tribunas do velho Maracanã…”.
lado da Torcida rubro-negra.
Lúcio, fico duplamente feliz com essa grata notícia. Primeiro com o fato dos holofotes se voltarem a você, um dos jornalistas mais sérios, competentes e com habilidade de entender o papel e obrigação social de sua profissão. Segundo pois desde que assisti spotlight, há quase um ano, sinto falta de tal tipo de jornalismo no esporte do país. Talvez você não tenha o queijo, mas já tem a faca e isso é um grande e promissor começo. Sucesso e abraços.
Lucio, faça uma investigação sobre o patrocínio da CEF aos clubes de futebol, veja as agência de publicidade envolvidas, as comissões, ……vc sabe o caminho das pedras.
Nunca se intimidou
Parabéns Lúcio, boa sorte e à luta.
Que maravilha, Lúcio! Acompanhava sempre você no bate bola e, depois, nas matérias investigativas que você publicava. É muito bom poder ter um novo canal de acesso à sua paixão jornalística. Desejo felicidades nessa empreitada!
Ótimo Lúcio…Favoritado!!
Parabéns Lúcio!
Parabéns, Lúcio. Vou divulgar, vou compartilhar e, se for o caso, vou perder também. À maneira de Darcy Ribeiro.
Parabéns Lúcio, com certeza todos fãs da ESPN antiga esperam o melhor do site, em todos os aspectos. Boa sorte.
Parabéns, amigo! Brilhe intensamente e colabora muito com o Brasil!
Parabéns Lucio. Estaremos acompanhando e torcendo para seu sucesso e desta agência.
Boa, Lúcio. Vida longa ao Sportlight.
Mais coisa boa para eu me ocupar frequentemente com fascinantes leituras.
Serei um soldadinho aqui no meu canto propagando essas matérias que surgirão. Parabéns Lucio.
Boa sorte Lucio! Vida longa ao novo trabalho
Depois de um ano inteiro aguentando a mídia oficial dizer o que devemos pensar e fazer (para a alegria de um monte de idiotas) esta notícia é um frescor que sopra em nossos corações. Que seja bem vindo e sucesso, por todos nós.
Bacana Lúcio, espero que tenha sucesso.
Valeu Lúcio!!! Que tudo de errado pra todos nós!
Velho, lamento te decepcionar, mas…já deu certo.
MIUITO BOM !! PARABÉNS ! E BOA SORTE !!
Seja bem vindo,
Conte comigo. Como gosto de dizer, a rua é a morada do repórter. E é dela que surgirão outras grandes reportagens como a do judô. Sucesso, parceiro
Bem Vindo Lúcio! O Jornalismo Independente e Investigativo que perde espaço na TV e Jornais precisa ocupar a Rede e reverter a acefalia que toma conta do país. Excelente Iniciativa!
Ansiava pelo seu retorno, e foi digno de toda minha admiração.
Você, me inspira a escrita, ainda que com fracassos a moda Darcy.
Gratidão, pela delícia de te ler.
Bem vindo.
Sucessos.
Que presentão de Natal. Valeu, Lúcio! Serei leitor assíduo e contribuinte de alguma maneira.
Lucio de Castro volta, como um revolucionário que é, atirando das trincheiras contra os poderosos e glorificando o povo e sua paixão. Lucio de Castro é um ícone pra mim. Obrigado Lucio! E Obrigado por citar Belchior!
Ótima iniciativa! É necessário preencher a lacuna do bom jornalismo que hoje existe no Brasil e ninguém melhor do que o Lucio de Castro para esse feito. Vai ser um sucesso, com certeza.
Parabéns! Lucio de Castro é muito bom termos sempre alguém para meter o dedo na ferida. É muito bom tê-lo de volta. Sou um mero “Cidadão José”, mas conte com os meus page views e compartilhamentos.
Um forte abraço e sucesso!
Para usar um jargão do “sport”: PRA CIMA DELES LUCIO.
eu que só assisto comentaristas esportivos por causa dos homens da casa(Marido e filho), passei a prestar atenção nas tuas matérias ultra-diferenciadas e te acompanhei diariamente. Não ví você por um bom tempo e perguntei? Cadê o Lúcio??? Agora sei onde te acompanhar. Te desejo boa sorte.
Luz pra essa caminhada! Luz pra toda escuridão…
Sou mais um que fico em conexão e agradecido pela força de vontade. Avante!
Parabéns, meu caro revolucionário!!! Muita sorte nessa empreitada. Estarei acompanhando cada passo dessa jornada na busca incessante pela conquista de nossa Havana idealizada.
Grande Lúcio…
Muito obrigado!
Você não faz idéia da sua importância para o esporte brasileiro.
Estamos juntos!!!
Vi agora na coluna do Juca sua nova atuação jornalistica. Eu que o assistia todos os dias na ESPN, deixei de sintoniza-la quando de seu afastamento muito mal explicado. Muito bom poder acompanha-lo novamente, embora saiba que não és novela rs
Fala, Lúcio! Muito bom para o esporte e o país, você estar de volta. Com a isenção que espero de você, gostaria que você fosse fundo num caso que representou uma enorme aberração e que foi colocado para baixo do tapete: a queda da Portuguesa de Desportos para a Série B em 2013. A Polícia Federal, que tanto se promove hoje em dia, jamais ousou investigar aquele escândalo. Como o conheço pessoalmente e reconheço a sua competência de ir fundo nos assuntos, espero que faça da elucidação deste mistério uma de suas maiores vitórias. Um grande abraço e sucesso sempre.
Parabéns pela iniciativa! Precisamos de tantas outras como esta. Abraço
Sou um grande entusiasta de blogs, acredito ser uma das maiores possibilidades de se fugir do pensamento único da grande mídia, e fico feliz que você esteja criando o seu próprio neste espaço.
Sempre disse que nos falta no Brasil jornalistas combativos e independentes, como o estadunidense Glenn Greenwald. São todos vendidos ou acomodados. Os que não são, perdem espaço nestas empresas.
Mas como eu disse, a internet veio para ser uma bala de canhão nas fortalezas do pensamento único das grandes famílias que controlam as mídias nacionais. E você, Lúcio de Castro, que não se vendeu e nunca se acomodou, é mais que bem vindo neste cenário: é altamente necessário.
Grande abraço e vamos pra luta.
GRANDE Lúcio de Castro, que saudades de você. Sucesso nessa nova! Sou um jornalista quase formado, caso precise de alguém para fazer o serviço braçal, me contacte. Abraços!
Parabéns, grande Lúcio. Pra quem acompanhou de perto teu trabalho e tuas reportagens especiais é bom saber que vem mais por aí. Conte comigo pra divulgar e ajudar no que for preciso.
Abraços, Gustavow
Sou um admirador de seu texto e dá sua enorme coragem de enfrentar quem as redações tem medo de olhar… Rssssss…
Com um 2016 tão trágico, essa novidade dá uma animada no fim de ano…
Que grata surpresa! Acompanhei os grandes tempos do bate-bola, 2012/2013 principalmente, e desde que de lá vc saiu, com todos esses acontecimentos além campo que nosso país vem atravessando, tua ausência me tem sido presente. Incontáveis vezes me peguei pensando “Por onde andará Lúcio? O que esse cara deve tá pensando de tudo isso? Bem que ele avisou!”. Pois bem, além de surpresa, me sinto grato de saber que após esse tempo recluso (pelo menos pra mim e pro grande – quantitativamente falando – público) vc volta agora com energia renovada e com um projeto audacioso, e como não poderia deixar de ser, Jornalístico! Desejo-lhe com toda sinceridade do mundo que possa ter o melhor e mais produtivo dos fracassos darcynianos, e que possa fazer uma vez mais de seu ofício uma atitude verdadeiramente revolucionária. Luz na escuridão, meu caro! Um grande abraço de alguém que não te conhece pessoalmente, mas que te tem como um exemplo entre vários, ainda que escassos em nossos tempos!
Ae porra, Lucião de volta! Marin, Del Nero, Nuzman e todos Corleones desportivos tremendo na base! A Verdade é Revolucionária!
Parabéns, Lúcio que bom que voltou, pois profissionais como você nos fazem acreditar que ainda podemos acreditar em um jornalismo sério, sem rabo preso, fui redundante pra ser claro. Alguns bons jornalistas que ainda fazem valer a clareza dos fatos, deixando de lado a faceta do politicamente correto, pagam um preço alto em ser como é, por conta de um nojento jogo de interesse de suas respectivas empresas, não preciso citar nomes, todos sabemos. Torço muito que a Sportlight venha pra ficar e que o tempo em que ficar, faça valer o jornalismo verdade sem mimimi, sem papas na língua, admiro seu trabalho e sua presença já estava fazendo falta. Como bom carioca o que posso dizer é “tamo junto”. Sucesso.
Gostaria de ver-lo de novo na Tv,só não sei se as Tvs querem.rsrs
Gostaria de ver-lo de novo na Tv,só não sei se as Tvs querem,um abraço.
Já espalhando esta semente para os próximos, pedindo que multipliquem para os outros próximos deles. Parabéns Lúcio!!!
Parabéns Lúcio de Castro. O Piauí agradece sua fundamental contribuição a um mundo menos desigual. Filho de quem é, não poderia ser diferente, do grande jornalista Marcos de Castro, combativo e erudito, e da genial mãe. O Brasil necessita de mais profissionais como você, que vão fundo, investigam e prestam seu dever, trazendo informações fidedignas. Mais uma vez: parabéns!
Grandíssimo Lúcio de Castro. Um dos poucos nesse país que se preocupa mais com o resultado de algo bem feito do que com qualquer outra coisa. Um dos poucos que entende com propriedade e fineza a maldita provocação que o Abujamra nos ensinou.
Boa sorte nesse novo ciclo. Siga caminhando que eu vou seguindo.
Como disse Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”
A sua é enorme.
Grande abraço!
E não é que, antes de terminar, este ano de tanta lama e de tantas frustrações nos reserva esse presente? A notícia de teremos notícia de primeira qualidade na web. Atenção, malfeitores do esporte, tem repórter foda de volta à rua. Guarda alta, meu camarada De Castro!!! E parabéns pela coragem de sempre!
SEMPRE fui fã seu, de seus longos textos, mesmo em afãs como achar que Maradona ganharia título pela minha Argentina rsrs. Muito feliz de encontrar este novo canal de comunicação e contato -muito mais indireto, infelizmente- com você. Bom saber que os velhos não se curvam, ainda que emissoras Disney estejam cada vez mais de cócoras. Saudações, efusivos abraços e MUITO SUCESSO!!
Parabéns pela iniciativa. Cheguei aqui através dos comentários do canal Ultrajano do também resistente Zé Trajano vítima do novo macatismo à brasileira que abriu espaço para sua reinvenção. Boa sorte, sucesso e avante Agência Sportlight!!!
Maravilha.
Finalmente teremos como parametrizar e identificar quem é jornalista voluntário, oportunista, de cócoras, de quem é verdadeiramente Jornalista, seja investigativo ou qualquer outro termo que o valha, mas que o seja com o J maiúsculo como muito poucos merecem usá-lo.
Seja muito bem vindo e não se esqueça, ” Nada é definitivo, nem a derrota, nem a vitória “.
Sucesso, de um seu fã de Bauru, SP, que ousava adorá-lo ver e ouvir quando na ESPN, contrariando o bairrismo de vários paulistas.
Parabéns pela coragem de não se furtar em enfrentar novos desafios. Aliás, não poderia ser diferente para um profissional que nunca se conformou com as versões oficiais divulgadas como verdade absoluta na maioria das matérias veiculadas por um jornalismo cada vez mais preguiçoso, conveniente e conivente.
Parabéns, Lúcio. Precisamos muito de você e de suas excelentes matérias!!! Boa sorte!!!
Parabéns por mais essa iniciativa, sinto que estava órfão de seus textos e seu trabalho.
Nos vemos muito por aqui!
Pretendo frequentar este site e comentar com todos.
Muito bom!
Estava com saudades da sua pessoa sempre correto no antigo canal ESPN que agora sem o Trajano é apenas mais um fox light da vida.
Aguardo ansioso pelas investigações que com certeza vai incomodar muita gente como toda investigação bem feita.
Parabéns ela coragem em tempos tão dificieis em que o que mais vemos é uma imprensa corrompida, vendida!
Parabéns, Lúcio! É bom ter você de volta.
Eita! Agora vai. Me deu até vontade de voltar ao jornalismo. Os muitos comentários mostram a carência de nosostros por um jornalista confiável acima de qualquer suspeita. Pode até ser que o fracasso chegue, mas se depender dos seus leitores, vai demorar um pouco, o suficiente – espero – pra atormentar del neros e cia. ilimitada. Conte comigo
PS-Na minha visão, todo aquele que é independente e íntegro é um fracassado nesse sistema corrupto.
Grande Lúcio, sou seu fã. Parabéns pela iniciativa. Viva o jornalismo investigativo !
Grande Lúcio de Castro. Já estava com saudade de suas reportagens e opiniões, são um oásis atualmente. Um abraço pra galera da barraca do Agnaldo e SRN!
Fiquei emocionado por saber dessa sua nova empreitada. Te admiro muito. Faz muita falta seu senso crítico no jornalismo esportivo! Se possível tente criar também um canal da agência no YouTube. Parabéns, Lúcio de Castro!
Grande Lúcio!! Estamos juntos!
Que boa-nova! Parabéns e bola pra frente!
Um dos melhores jornalistas do país.
Parabéns Lúcio de Castro, Vc faz muita falta na ESPN, é triste ver o q o Bate-Bola do almoço se tornou.
Parabéns grande Lucio. Um farol neste nosso país de breus pessoais sempre será bem vindo. Inté mais.
Parabéns Lúcio ! Sucesso certo !
Já está na barra de favoritos..
Parabéns Lúcio e pau na corja.
Investiga a saída do José Trajano da ESPN Brasil. Investiga como o Esporte Interativo conseguiu dinheiro para bancar as compras de direitos de transmissão. Investiga como os jogadores sub 20 são usados como esquema de caixa 2 de cartelas do futebol. Investiga o dinheiro pago pelos clubes paulistas e cariocas para as torcidas organizadas.
Lúcio, como bom saber que você voltou ao “front”. Jornalismo de verdade. Vou divulgar para todo mundo.
Lúcio, acompanho seu trabalho há muito.
Não sou do Jornalismo, tampouco História. Sou Procurador Municipal e Advogado. Exerço ambas as atividades inspirado pela honestidade intelectual que identifiquei nos “bate-bolas” a que assistia, os quais antecediam e causavam minhas chegadas tardias à faculdade, à tão profícua UFF, entre 2010 e 2015.
Em ramos diferentes; mas sofrendo com os mesmos problemas e buscando objetivos similares: estamos sob o mesmo farol.
Forte abraço, parabéns, a vitória se conquista com ideal. Obrigado por me fazer acreditar que vale a pena nadar contra a corrente.
Parabéns…
Precisávamos da sua valente e honrada voz e história no jornalismo que estava ausente
Vida longa e prospera.
Parabéns pela coragem mais uma vez e boa sorte.
Bom vê-lo de volta a ativa!
Vida longa a Lucio de Castro. Vida intensa ao sportlight!
Fico muito feliz com sua volta Lúcio!
A internet precisava muito ser brindada novamente com suas magníficas reportagens investigativas e com seus belos textos de opinião. Conte comigo como um daqueles que vai lutar muito para que o seu projeto não fracasse.
Grande abraço!
Uma notícia boa nesse terrível ano de 2016, a sua volta. Adoro seus textos, suas análises, e embora correndo o risco da pretensão, sinto que você dá voz ou letras as minhas ideias, aos meus sentimentos e minhas indignações.
Tenho horror ao jornalismo que impera atualmente, é podre. Não vejo mais TV nenhuma e quando, por acaso, vejo algo, sempre me causa revolta e enjoo.
Você e Trajano na internet é como um oásis nesse deserto do jornalismo atual. Abraços
Parabéns grande Lucio de Castro!
É uma grande satisfação acompanhar essa nova senda… Sucesso!!!
Parabéns!! E muita coragem, que VC vai trombar num vespeiro, de marginais!!
Sou fã demais! Quero participar desse fracasso. Quero ser aquele único cara que lerá a matéria, que irá comentá-la numa roda de cerveja no sábado, onde ninguém dará atencão e o papo irá mudar em seguida!
É isso aí Lúcio,
Jornalismo de verdade, dia a quem doer.
De bajulação, omissão e conivência já estamos de saco cheio.
Precisamos de homens dispostos a sacudir as entranhas desse podre esporte brasileiro.
Longa vida à Sportlight.
Que bom encontrar Lucio de Castro novamente. Coragem e entusiasmo para continuar seu brilhante e raro trabalho.
Parabéns Lúcio de castro acompanho seu trabalho e boa sorte !!!
Torço por você!!!!
Parabéns Lucio, Você Soma, aos Grandes Jornalistas Investigativos de Nosso Brasil. O Brasil que está Mudando, e, Mudará . Precisamos Muito, Limparmos à Administração do Futebol Brasileiro. Hoje, denominada, CASA BANDIDA DO FUTEBOL. Precisamos voltar à chama-la de Confederação Brasileira de Futebol. Parabéns!
Massa!
Parabéns Lucio, pela brilhante carreira! fico muito honrado e agradecido pela menção. Tenho certeza de que Sportlight será um sucesso tremendo, como já está sendo.Iniciativas como essa dão a certeza de que o jornalismo não vai morrer tão cedo. Boa sorte meu amigo, fico torcendo e acompanhando!
Parabéns, Lúcio de Castro. Grande iniciativa! Toda sorte para o Sportlight.
Parabéns Lucio de Castro.Sou admirador do seu trabalho, do seu caráter e da sua coragem.Pena que tenha perdido espaço nos programas esportivos dos quais participava. Com certeza ficaram mais pobres de conteúdo, predominando a mesmice.
Boa sorte e com certeza te seguirei.
Boa sorte
Maravilha, Lúcio!
Vou acompanhar de perto!
Sucesso!
PQP, Lúcio. Não me dê mais esse susto. Não some. Você é importante para a minha formação de ponto de vista das coisas.