Fotos desmentem Crivella e mostram encontro do prefeito com doleiro em meio a Txutxucões, Cinderelas e Mickeys

As versões do prefeito do Rio tem a solidez de um castelo de cartas. Dia após dia, uma sucessão de episódios, contratos e mensagens obtidas a partir da quebra de sigilo telefônico tem desmentido suas respostas. E agora imagens.
Investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro mostram Marcelo Crivella, Rafael Alves e Sérgio Mizrahy como o coração de uma organização que se juntou para desviar dinheiro da cidade do Rio.
O mandatário não se fez de rogado: em março, quando trechos da delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy se tornaram públicos, Crivella divulgou resposta afirmando que não o conhecia, como mostrou o programa “Fantástico”, da TV Globo, exibido ontem. Já o delator afirmou que conheceu o alcaide em “uma festa”.
Mas o passado condena a negativa do bispo licenciado. E fotos não deixam dúvidas e são testemunhas de que Crivella e o doleiro se conheciam e freqüentavam os mesmos ambientes.
A intimidade demonstrada nas trocas de mensagens entre Rafael Alves, o principal operador do esquema, e os outros dois, está documentada também em imagens ao longo dos últimos anos. Mais exatamente o período do mandato do prefeito.
Não existe melhor testemunha ocular dessa relação através desses anos do que uma publicação de nome “Planeta Noite”. Que se apresenta como “a revista da sociedade carioca”. E não está longe da verdade na pretensiosa autodenominação. Ao menos nos dias atuais, seus arquivos são uma perfeita tradução do que ela chama de “sociedade carioca”. Na maior parte do tempo, as páginas da comemoração parecem até retratar o set de filmagens das festas do filme “Tropa de Elite”. Um convescote com o arco completo da cena da cidade. Políticos, doleiros, agiotas, “celebridades”, acusados de envolvimento com milícias, empresários e o exagero nos tons e adereços comum aos emergentes e suas decorações e alegorias kitschs, além das demontrações de novo-riquismo explícitas.
A maioria esmagadora das páginas da agora promovida a preciosidade “Planeta Noite” é uma variação entre os mesmos personagens. Com altar especial para dois titãs dessa nova elite: Rafael Alves e o bicheiro Jaider Soares, patrono da escola de samba Grande Rio, que também ocupa parte significativa dos assuntos favoritos nas edições.
Rafael Alves, que afirma nas mensagens trocadas por meio de aplicativo vindas a público ser “o dono da caneta da prefeitura” e formou com Crivella desde as eleições de 2016 com vasto financiamento de campanha (RS 500 mil no total), aparece em diversas capas e “reportagens”. Uma pauta anual obrigatória no fanzine é o aniversário da filha do homem forte e eminência parda do Rio.
Todo ano desde a ascensão desse novo grupo de poder uma ampla cobertura do “parabéns pra você” infantil é destaque e capa. E todo ano desde então a efeméride tem a presença do governante carioca. Que não vai ao carnaval mas jamais deixou de comparecer ao aniversário da filha do parceiro, como mostra a cobertura especial do evento na revista nos anos de 2017 e 2018. Demonstrando ser muito mais do que um compromisso formal, Crivella leva toda família. A mãe, dona Eris, a mulher Sylvia, o filho Marcelo e a filha Maressa.
Amigos: foto confirma versão de Misrahy e mostra doleiro com Rafael Alves e o prefeitoEntre tantos cliques, está nas edições a foto do encontro que Crivella nega: ele e o doleiro Sérgio Misrahy, com Rafael Alves também no quadro. A foto que abre essa reportagem no topo da página. Completam o trio Bruno Mattos, diretor de operações da Riotur, Flávio Caland, o subprefeito que se notabilizou em reportagens que mostraram morar em Miami durante a gestão e o vereador Marcelo Arar (PTB).
As fotos mostram o prefeito, pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, homem com discurso de forte cunho moralista, auto proclamado temente a Deus e defensor dos valores morais e bons costumes, das tradições da família brasileira, circulando desenvolto entre envolvidos com contravenção, milícias, doleiros, Cinderelas, Fada Sininho, Txutxucões, Plutos, Minies e Mickeys Mouses, agora se sabe, provavelmente pagos com o dinheiro do contribuinte.
A inocência das crianças presentes ali certamente não pode imaginar o teor das conversas paralelas entre alguns convidados presentes. As imagens mostram que nas singelas festas infantis se encontrava a organização encabeçada pelo trio Marcelo Crivella, Rafael Alves e Sérgio Misrahy com elenco completo. A breve percorrida nas fotos do aniversário é como ir catalogando os nomes que aparecem nas investigações. Saindo do trio, passando por Marcelo Alves que as mensagens revelaram ter sido a primeira nomeação do “dono da caneta” Rafael, emplacando o irmão na presidência da Riotur, até aqueles que são apontados como “os homens da mala” do esquema. Aquele papel sempre presente nessas tramas, a “mula” que transporta o fruto do desvio em espécie, saindo da figura que lava o dinheiro para o operador. Estão todos lá no álbum da publicação.
Está também o ex-marqueteiro de Crivella nas eleições de 2016, Márcio Fauhalber, agora passado para o lado de Eduardo Paes, adversário do atual prefeito no próximo pleito de novembro, se ambos mantiverem as candidaturas. Paes também foi denunciado pelo MPRJ por irregularidades em sua gestão. Diversas mensagens de Fauhalber aparecem nas investigações ameaçando contar todo o repertório de irregularidades de Crivella. Provavelmente levado para o lado de lá da campanha. Mas que já vão chegando ao grande público. E confirmadas nas imagens do “Planeta Noite”.
Outro lado:
A reportagem tentou contato com o prefeito Marcelo Crivella através da assessoria de imprensa da prefeitura, sem resposta. E não obteve contato com Rafael Alves. Caso as respostas sejam enviadas, serão aqui publicadas.